Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

CDH aprova isenção de IPI na compra de automóvel por deficiente auditivo

há 5 anos

As pessoas com deficiência auditiva poderão ter direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóvel para uso no transporte autônomo de passageiros. É o que prevê Projeto de Lei 1.243/2019, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), aprovado nesta quinta-feira (27) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A proposição acrescenta a palavra “auditiva” ao rol de deficiências mencionado na Lei 8.989, de 1995, e define sua vigência após publicação no Diário Oficial da União.

Em sua justificativa, a autora diz não ser justo o tratamento diferenciado aos deficientes auditivos na legislação na compra de automóvel. “A situação das pessoas com deficiência auditiva é análoga à das demais pessoas com deficiências não sendo justa a diferença de tratamento tributário hoje existente na aquisição de veículos”, argumentou.

A relatora na CDH, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), emitiu voto favorável, mas fez questão de ressaltar que os impactos financeiros com a renúncia fiscal devem ser analisados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o projeto será votado em caráter terminativo.

“Na medida em que implica renúncia, a proposição deve contar com estimativa de seu impacto fiscal, conforme o arts. 14 e 16 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000”, explicou

Fonte: Senado Federal

  • Sobre o autorEspecialista em direito de Trânsito, Família, Consumidor e Saúde
  • Publicações155
  • Seguidores29
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações866
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdh-aprova-isencao-de-ipi-na-compra-de-automovel-por-deficiente-auditivo/726273149

Informações relacionadas

Thaile Dantas, Advogado
Notíciashá 5 anos

Isenções tributárias aos portadores de deficiência

Thiago Souza, Advogado
Artigoshá 6 anos

As doenças que garantem desconto de até 30% na compra do carro zero

Igor Monteiro, Advogado
Artigoshá 3 anos

STF reconhece direito de isenção de IPI para compra de veículos por pessoas com deficiência auditiva

Mauricio Souza Advogados, Advogado
Artigoshá 5 meses

Quais os CID que Dão Direito ao Auxílio-Doença: Entenda os Requisitos Legais

Compra de carro em 2023 com isenções fiscais para PCD

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

TENHO DUVIDA,

sou surdo tbm. eu tem direito desconto ipva,seguro e taxa? ou só sommente comprar um carro ou moto 0km é mesmo? continuar lendo