Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Grávida tem direito à estabilidade mesmo após aborto espontâneo

há 5 anos

Grávidas têm direito à estabilidade mesmo com aborto espontâneo antes do parto. Isso porque, a garantia provisória de emprego prevista na Constituição Federal não faz ressalva ao natimorto. Assim entendeu a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao garantir a estabilidade a uma auxiliar de limpeza que sofreu um aborto espontâneo no segundo mês de gestação.

A relatora do recurso, ministra Delaíde Miranda Arantes, adotou, em seu voto, o disposto no artigo 10, inciso II, alínea b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que impede a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Segundo a ministra, ao prever a estabilidade desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, o artigo não faz qualquer ressalva ao natimorto. “Logo, é forçoso concluir que a garantia provisória de emprego prevista no referido dispositivo não está condicionada ao nascimento com vida”, afirmou.

A decisão foi unânime e revisou o entendimento das instâncias inferiores, que haviam negado o pedido da auxiliar de limpeza. Com informações da assessoria de imprensa do TST.

RR-1001880-03.2016.5.02.0023

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorEspecialista em direito de Trânsito, Família, Consumidor e Saúde
  • Publicações155
  • Seguidores29
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações415
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gravida-tem-direito-a-estabilidade-mesmo-apos-aborto-espontaneo/730189519

Informações relacionadas

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Notíciashá 5 anos

Há estabilidade de empregada em caso de aborto espontâneo?

Contrarrazões - TRT23 - Ação Gestante - Aborto Espontâneo - Repouso Remunerado - Atsum - contra Redeflex Comercio e Servico de Telefonia

Christina Cordeiro dos Santos, Advogado
Notíciashá 5 anos

Quais os direitos da empregada que sofre o aborto espontâneo?

Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região TRT-12 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: ROT XXXXX-35.2018.5.12.0020

Contrarrazões - TRT23 - Ação Gestante - Aborto Espontâneo - Repouso Remunerado - Rorsum - de Redeflex Comercio e Servico de Telefonia

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

VAi depender do assunto ´né continuar lendo